Teresa Alexandra Mendes Costa Pereira é Professora do 1.º CEB e Investigadora. 

Concluiu o Doutoramento em Educação, em 2019, na Universidade de Lisboa - Instituto da Educação, o Mestrado em Didática da Língua Portuguesa, em 2012, no Instituto Politécnico de Lisboa- Escola Superior de Educação de Lisboa e a Licenciatura em Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em 2007, no Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa. 

É Formadora Creditada do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO - 38449/17) no Ministério da Educação. 

É Diretora Pedagógica na Sala100 - Centro de Estudos.

É Colaboradora no Centro de Investigação UIDEF no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Publicou 6 artigos em revistas especializadas. 

Possui 3 capítulos de livros. 

Organizou 3 eventos. 

Participou em 6 eventos.

Recebeu 1 prémio.

Participa e/ou participou como investigadora em 4 projetos.

Atua na área das Ciências Sociais, com ênfase em Ciências da Educação, Ciências Sociais e Educação Geral. 

No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Didática da Língua Portuguesa; Compreensão na leitura; Acesso ao conhecimento; Manual escolar; Texto expositivo; Escrita; 1.º ciclo do ensino básico; Educação; Formação de Professores; ortografia; escrita de palavras; ditado; Construção de conhecimento; Envolvimento dos alunos; Motivação; Leitura; Ler para aprender; Escrever para aprender; Trabalho de Projeto; Competências Transversais; Expository Texts; Text quality; Orthography; Oracy; Early Education; Teachers; Letramento; Currículo; Metacognição; Estudo do Meio; Coesão; Sequência desccritiva; Sequência explicativa; Texto Expositivo; Qualidade Textual; Conhecimento Ortográfico; Escrita Académica; Géneros; Ensino Superior; Escrita nas Disciplinas; Leitura e compreensão; Práticas de Ensino; Leitura e Escrita; Recursos Didáticos.

Fonte: CienciaVitae