Conferências realizadas no âmbito do Projeto:
- “Trabalho de Projeto, envolvimento do aluno e curiosidade intelectual”, no GT 3 – Letramento, escrita, leitura e TIC, no âmbito da III Jornada TLB/CLELP/2nd Publications Meeting/Língua, Linguística e Ensino, realizado no dia 16 de agosto de 2019, na Universidade Federal de Paraíba.
- “Atividades potenciadoras do envolvimento dos alunos na aprendizagem: um projeto de intervenção no 4º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, no âmbito do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - CIEAE2019, realizado nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2019 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
- “Leitura e escrita de textos expositivos: investigação, intervenção e formação”, no âmbito do IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, realizado nos dias 3 a 5 de junho de 2019 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
- “Ler e escrever para construir conhecimento”, realizada no X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 26 e 27 de junho de 2019.
- “Escrita, trabalho de projeto e competências transversais”, no âmbito do EIPE 2019 - IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação, realizado nos dias 17 e 18 de maio de 2019 na Escola Superior de Educação de Coimbra.
- “Writing expository text: Writing skills and orthographic knowledge”, no âmbito do 1st Literacy Summit, realizado nos dias 1, 2 e 3 de novembro de 2018 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
- “A escrita no currículo: escrever para elaborar conhecimento”, no âmbito IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, realizado nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2018 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
- “Descrever e explicar: os desafios dos textos de Estudo do Meio”, no âmbito do Encontro Nacional sobre Discurso Académico, realizado nos dias 7 e 8 de setembro de 2018 na Escola Superior de Educação e de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
- “A escrita com função epistémica: um percurso de aprendizagem”, realizada no III Encontro Temático APL/ESE, no dia 12 de julho de 2018 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
- “Aprender a escrever textos expositivos: um estudo de intervenção no final do 1.º Ciclo”, realizada no Simpósio “Leitura e Escrita no Currículo” no IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização no dia 7 de julho de 2018, na Escola Superior de Educação de Lisboa.
- “Ler e escrever para construir conhecimento”, realizada no IX Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no dia 5 de julho de 2018.
- “Da leitura à escrita: os géneros na sala de aula”, seminário realizado no âmbito da Unidade Curricular Gramática e Texto, dia 15 de maio de 2018, na Escola Superior de Educação de Lisboa.
- “Ler para aprender- relato de uma experiência”, realizada no 8.º Seminário de Formação Contínua de Língua Portuguesa, que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa no dia 11 de julho de 2017.
- “Escrever para aprender – relato de uma intervenção”, realizada no 8.º Seminário de Formação Contínua de Língua Portuguesa, que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa no dia 11 de julho de 2017.
- “Ensinar a ler para aprender em Estudo do Meio: resultados de um projeto de intervenção”, realizada no II Encontro Temático APL/ESE, que decorreu na Escola Superior de Educação do Porto no dia 8 de julho de 2017.
- “Ler e escrever para construir conhecimento”, realizada no 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, que decorreu na Escola Secundária Rainha D. Leonor, em Lisboa, no dia 10 de abril de 2017.
- “Ler e escrever para aprender: da análise de manuais à proposta de intervenção” Teresa Costa-Pereira & Otília Sousa (2017), no âmbito da mesa redonda Interacción y continuidad entre el desarrollo del lenguaje y el aprendizaje de la lectura y la escritura: proyectos de divulgación científica coordenada por Ana Teberosky. IV Writing Research Across Borders, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia, 15 de fevereiro de 2017.
- “Ler para aprender: uma proposta didática”, realizada no VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no dia 8 de julho de 2016.
- “Leitura e escrita no currículo: uma proposta didática”, oradora convidada do Colóquio FEP 2016 – Formação e Ensino do Português, que decorreu no dia 5 de julho de 2016, na Escola Superior de Educação de Coimbra.
- “Ler e escrever para construir conhecimento”, realizada no 1.º Encontro Temático APL/ESE conjuntamente com o 8.º Encontro de Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade e o 7.º Seminário de Formação Contínua em Língua Portuguesa, realizado nos dias 1 e 2 de julho de 2016, na Escola Superior de Educação de Lisboa.
